
Numa organização é preciso ter uma completa comunicação para que se possa interagir com eficiência, e assim, promover o desenvolvimento daqueles que estão envolvidos na empresa. No filme “O Terminal”, essa comunicação quase não existe. Viktor Navorski chega aos EUA sem dominar o código do país e isso causa grandes conflitos.
Ocasionalmente, Viktor perde a sua nacionalidade devido à guerra que acontece em seu país, e é impedido de entrar nos EUA ou voltar ao seu país; Frank Dixon (diretor do Aeroporto) tenta explicar-lhe a situação, mas a mensagem proferida não é entendida pelo receptor, que domina um código totalmente diferente do que é usado do local onde está.
Ao ouvir o hino da Krachorzhia,Viktor reconhece-o e passa a compreender a sua situação ao ver imagens da guerra na TV.Sendo assim, ele passa a viver aeroportp e faz inúmeras tentativas para que seu visto seja aprovado,começa a identificar o que representa as cores dos carimbos,sabendo que o vermelho significa “negado” e o verde “aprovado”,consegue ainda,compreender algumas palavras que lhes são ditas,mesmo assim a comunicação é bastante precária.
Outro marco importante é a falta de entendimento entre os personagens a representação da faixa que indica “PARE” e “SIGA”, a frente do balcão de embarque, que por não chamar atenção muitos passageiros passam despercebidos.
Um fato muito interessante é quando o protagonista está com tickets de refeição, e mesmo sem dominar a língua do país, consegue decifrar o que é por saber o significado da palavra. Um momento que podemos perceber que a comunicação é muito importante é em uma situação constrangedora ,quando um passageiro entra em conflito com os responsáveis do aeroporto ao tentar levar um remédio para seu pai,quando Viktor nota o desespero do rapaz, e sendo ele o único a dominar o código do mesmo,assume a situação e convence o homem a falar que os remédios são para o bode tornando livre a passagem do medicamento.
Pode-se notar também, falha na comunicação,quando nos referimos à sinalização do piso molhado,na qual o faxineiro Gupta Rajan divertia-se com as pessoas caindo, que nesse caso é consequência da falta de atenção delas.
Para compreender melhor a situação de seu país e sobreviver, Viktor sente a necessidade de se comunicar e aprender o código que é por todos ao seu redor, então ele compra dois livros, um com o código dos EUA e o outro com o código que ele domina, e aprende o necessário para se comunicar melhor, ainda assim ocorrem outros problemas de comunicação, como a sinalização do banheiro, na qual a posição dos bonecos não indica com clareza qual o feminino e qual o masculino, ou na falta de sinalização dos vidros, que faz com que Viktor se choque com eles, essa falha na comunicação poderia causar um grande acidente, sem falar no momento em que o faxineiro tenta chamar a atenção do piloto na frente do avião com uma vassoura na mão, o que demonstra o verdadeiro desespero de um amigo que tenta ajudar Viktor.Ao notarmos as situações de comunicação presentes no filme, fica-se evidente o quanto é necessária uma boa comunicação para a realização de tarefas do nosso cotidiano e os problemas que podem ser causados se a mensagem transmitida não for compreendida.

Gente! Esse filme é muito engraçado...È bom vermos esse tipo de blog para comercarmos a analisar alguns filmes com outro ambito, um ambito profissional ou ligado a nossa propria realidade!
ResponderExcluirMuito bom mesmo.