segunda-feira, 23 de março de 2009

MONSTROS S.A.



Monstros S.A é uma organização produtora de energia, ela constrói portais que levam a quartos de crianças, assustam-nas e com os gritos produzem a energia necessária para sustentar a cidade de Monstrópolis. Dentre os funcionários da fábrica o que mais se destaca, devido a sua competência, é James P. Sulivan, o mais assustador que tem como assistente e amigo Mike Wzowski. Sulivan tem um grande conflito com Randall Boggs que busca ser o número um da empresa. Ao ir buscar papéis para fazer um relatório, Sulivan depara-se com a pequena Boo, se desespera, foge, tenta devolvê-la, mas de nada adianta, então ele recorre ao seu amigo, os dois tentam devolve-la novamente e mais uma tentativa frustrada, eles fazem o máximo para não ter contato com ela, pois as crianças são consideradas em seu mundo tóxicas e extremamente perigosas, mas não resistem e criam um grande vínculo com a pequena. Randall descobre esse grande segredo e tenta seqüestrar Boo para que, com seu abdutor de gritos tire-os de forma cruel. Sulivan e Mike tentam pedir ajuda a Henry J. Waternoose, presidente da empresa, e se surpreendem em saber que ele também está envolvido nesses atos ilícitos. Os amigos são banidos para o Himalaia, mas, conseguem voltar e ajudar a menina. Randall é banido para o mundo dos humanos e vai parar numa fazenda onde é confundido com um jacaré, Henry é preso pela CDA (Agência Detentora de Criança) que estava infiltrada na Monstros S.A, a empresa é reestruturada e passa a tirar, ao invés de gritos, gargalhada das crianças, Boo volta ao seu mundo e sua porta é destruída pela CDA, mas, Mike consegue restaurá-la e assim Sulivan reencontra sua pequena amiga.

· Enquadramento da Monstros S.A no conceito de organização:

- Na Monstros S.A, existia divisão de trabalho e com a combinação de esforços individuais, através de recursos produtivos e tecnológicos e com planejamento na realização de tarefas formava-se a organização.

· Análise da gestão de recursos organizacionais:

- Funcionários: Na empresa existia um treinamento rigoroso para os funcionários na tentativa de realizar o melhor desempenho na fábrica. O coordenador de produção acompanhava o processo de produção, realizando uma divisão de trabalho eficaz e, o operador de produção realizava a retirada dos gritos que iam diretamente para um cilindro; o auxiliar de produção separava todo material para o trabalho do operador e a equipe de qualidade exercia a função de tirar as portas que não tinham sido trabalhadas.
- CDA (Agência Detentora de Criança): A atuação da agência era fundamental para o desenvolvimento da empresa, ela fiscalizava o processo de retirada de energia e impedia qualquer contato com as crianças.
- Insumos: O principal insumo da empresa eram os gritos que serviam de energia para abastecer a cidade.

Vivemos num momento em que a quantidade de fábricas existentes no mundo realiza suas funções visando apenas alcançar maior produtividade, não se preocupando com a Saúde e o Meio ambiente, por exemplo. Na Monstros S.A pudemos observar, no final do filme, a alteração na produção de energia, ao invés de sustos, contavam-se piadas para tirar risadas das crianças, havendo assim, um melhor desempenho da empresa na produção de energia.

· Equipamentos:

1: Painel de produtividade, controlava os resultados obtidos por cada funcionário havendo uma disputa interna para o cumprimento da meta;
2: CDA: Equipamentos eficazes que serviam para combater suposto contato com qualquer material das crianças e com as mesmas;
3: Estoque informatizado através do painel de controle;
4: Armários para cada funcionário;
5: Sala de treinamento;
6: Equipamentos de reciclagem;
7: Cilindro que armazenava a energia.

· Tecnologia:

1: Painel de produção informatizado;
2: Estoque informatizado;
3: Cartão magnético que identificava as crianças;
4: Ponto eletrônico informando o final do expediente;
5: Painel de treinamento;
6: Cilindro marcando a capacidade de energia.

· Teoria da Administração Científica:

Na Monstros S.A existia produção em massa, com máquinas especializadas e controle de qualidade, operador e auxiliar possuíam apenas uma única tarefa e os equipamentos ficavam no posto de trabalho. Na Administração Cientifica os funcionários devem aperfeiçoar suas aptidões e é isso que acontece na sala de treinamentos da Monstros S.A, para que a produção fosse cumprida e a meta alcançada.

- Tempo padrão: Todos os funcionários possuíam metas individuais e eram acompanhados no painel pelo coordenador de produção. Gerente planeja e operários executam; desenho de cargos e tarefas; ênfase na eficiência são algumas das características da administração científica presentes nessa organização.

· Interação Sinérgica:

Sinergia é quando o resultado coletivo é maior que a soma dos resultados individuais e ela ocorre de forma clara na organização. A competição que ocorre entre os funcionários desperta neles a vontade de produzir mais, por esse motivo eles dão mais importância em superar o outro e com isso alcançam níveis maiores do que o esperado, tendo assim, interação sinérgica.

· Situações de conflito:

As situações de conflito ocorrem entre Salem e Rondem que tenta a todo tempo superar Salem, na produção de energia, com atos desonestos.

5 comentários:

  1. Olá galera, passando para parabenizar essa postagem sobre o flme Monstros SA, sou estudande de ADM tb e confesso que copiei o material para mim, pois está muit interessante.. Vlw Abraço

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Olá...Meu nome é Cátia Alves profº de TGA, aprovo o vídeo, embora se houvesse mais espaço acredito que poderia haver mais coisas.Independente parabenizo vcs pelo belo trabalho.Ok Sucesso

    ResponderExcluir
  4. Obrigada ai___A equipe HAREM espera que todas as postagens sejam úteis...AbraçO..E continuem comentando!!rsrrrs

    ResponderExcluir
  5. Muito interessante, nunca tinha olhado esse desenho com outro olhos. Nunca pensei que fosse possivel analisar um pouco da nossa realidade nesse filme. Parabens

    ResponderExcluir